- Área: 240 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Christine Francis
-
Fabricantes: Brightgreen, Cheminees Philippe, Daniel Poole, Euroluce, Everest Timbers, Jordana Henry, Masson for Light, Paperock, Plyco, ROGER SELLER, The Lock & Handle
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Duas Metades é o mais novo projeto residencial do escritório Moloney Architects. Uma casa que responde tanto às necessidades sociais da família, quanto ao seu entorno natural. Nomeada a partir de sua forma, a casa é conformada por dois blocos que aparentam ser separados, mas na prática funcionam em conjunto.
"Os clientes queriam que seu espaço interno tivesse uma relação forte com a paisagem natural do entorno, ao mesmo tempo que fossem também espaços íntimos e privativos", discorre o arquiteto responsável, Mick Moloney. O projeto resultante atenta a essas demandas a partir do partido: dividir e conectar, separando a parte mais social da parte íntima dos dormitórios e banheiros.
"Os dois blocos são caracterizados pelas suas funções na casa, separando a parte social da parte privada, garantindo as melhores vistas e iluminação natural para os espaços de estar", afirma Moloney.
A cozinha e seu espaço de estar conformam parte da área social da casa, um espaço para estar e conversar enquanto se acompanha as atividades da cozinha. "Esse espaço é uma extensão do balcão. Queríamos promover encontros e estender a parte social da cozinha para além do balcão."
Para valorizar essa conexão entre cozinha, sala de jantar e sala de estar, foi projetado um banco que contorna os ambientes, integrando-os. Os moradores e seus hóspedes têm inúmeras possibilidades de encontro casuais e espaços sociais.
A parte privada, com os quartos e banheiros são implantados no outro bloco, organizados a partir de uma série de pequenos ambientes, íntimos e aconchegantes. "Enquanto a parte social da casa é aberta e todos seus ambientes são integrados, a parte privada é projetada de forma mais fragmentada e introspectiva. Isso releva algo sobre a família, de forma que ao mesmo tempo que eles valorizam a sociabilidade e seu tempo juntos, também apreciam espaços íntimos e introspectivos", argumenta o arquiteto.
Ao projetar o interior, Moloney Architects decidiu por um acabamento em madeira por toda a extensão, trazendo uma sensação de acolhimento. O uso do revestimento único de compensado de madeira reforça a forma monolítica a partir das angulações do teto. Segundo o arquiteto, "É uma decisão importante uma vez que expressa o valor escultural do projeto e realça a sensação de acolhimento". O resultado é uma textura no interior que existe como uma expressão escultural única.